Braz Cândido de Moraes, completou 100 anos e motiva moção da Câmara de Bandeirantes - MS

Na última noite de quarta-feira (22), na sessão ordinária da Câmara municipal de Bandeirantes, foi apresentada uma moção de aplausos ao Senhor Braz Cândido de Moraes, pelos 100 anos de vida comemorados no dia 18 de maio de 2023. A homenagem foi proposta pelo Atual presidente da câmara, vereador Jeovane Félix de Oliveira, por meio do requerimento nº 003/2023. A moção foi celebrada no Plenário de Deliberações Jorge Campos Dutra, com os nove parlamentares, amigos e convidados. Celebrar a vida de alguém encontra um significado muito maior quando a sua existência é plena, porque viver é muito mais do que apenas existir. O senhor Braz Cândido de Moraes, nascido aos 18 dias do mês de maio de 1923 na fazenda São João antigo município de Jaraguari, hoje município de Bandeirantes. Braz, filho de João Cândido de Moraes e Clotilde de Arantes, família tradicional deste município. Ele Braz, passou a sua infância e juventude na fazenda Flor da Pontinha, de propriedade de seu pai, onde viveu junto aos 14 irmãos; estudou apenas 7 meses, o suficiente para aprender a ler, escrever e fazer cálculos, teve um professor contratados pelos seus pais para ensiná-lo. Em 29 de janeiro de 1945 casou-se com a senhora Iria Martins de Souza, “in memoriam”, na cidade de Corguinho, e aqui sito um fato curioso em virtude das dificuldades à época, ele, a noiva e seus convidados foram até a cidade de Corguinho para a realização do matrimonio a cavalo demorando 6 dias para ir e voltar. Todavia desta união harmoniosa tiveram 05 filhos 19 netos e 19 bisnetos. Na década de 50, mudou-se para a fazenda Cortado, aonde criou a maioria dos seus filhos; e desde 1982 reside a Rua Rocha Xavier. Braz Cândido de Moraes, sempre participou do desenvolvimento do município de Bandeirantes como produtor rural, e também participou da vida política desse município.

Portanto senhores, fica registrado no arquivo deste Poder Legislativo, está justa emerecida homenagem do Centenário de vida deste ilustre filho de Bandeirantes/MS, Senhor Braz Cãndido De Moraes.